sábado, 27 de julho de 2013

TRÂNSITO EM JACAREPAGUÁ: O caos nosso de cada dia

De segunda a domingo, manhã, tarde ou noite, o trânsito em Jacarepaguá virou um verdadeiro caos. Ruas interditadas, buzinas, apitos dos guardas de trânsito, barulho dos motores, bate estacas, escavadeiras, lama, fumaça dos motores e muito mais ... É o dia a dia do bairro. São as obras para o BRT passar. Tudo em nome das obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Mas, alguém perguntou se os moradores queriam isso?!
Já vimos esse filme antes quando, na gestão do ex-prefeito Cesar Maia, foram feitas obras em vários bairros. A Taquara, principalmente, ficou paralisada durante vários meses. Os moradores perderam o sossego. Muitos lojistas tiverem que fechar as suas portas.
Agora, além de todo o transtorno, os despejos e os escândalos, como o que estourou recentemente na impressa sobre os gastos com a Transolímpica, uma via expressa que ligará a Barra até Deodoro, vemos um projeto tecnologicamente ultrapassado sair do papel, acompanhado de um boom imobiliário sem precedentes.
O BRT não é um projeto novo, pois, foi pioneiramente implantado na cidade de Curitiba, Paraná, no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. No Rio de Janeiro, esse projeto foi pensado pelo Governo Brizola. O projeto do Governo, naquela época, tinha compromisso com os interesses públicos. Não podemos esquecer que o Governo Brizola encampou as empresas de ônibus do Rio de Janeiro, numa queda de braço com os empresários desse setor, depois, devolvidas aos seus antigos donos pelo governo Moreira Franco, o que dispensa comentários. Para essa região, era previsto o metrô de superfície ou pré-metrô, projeto pensado desde os anos 1970, quando da implantação do metrô, mas, muito melhor, já que transportaria mais passageiros, além de ser mais seguro e ecologicamente correto.
O atual projeto (BRT) já nasce, assim, velho tecnologicamente e atende, basicamente, aos carcomidos interesses dos grupos monopolistas dos transportes nessa cidade. A prefeitura do Rio ignora completamente as propostas para solução do sistema de transporte na Baixada de Jacarepaguá, como a apresentada pelo Clube de Engenharia, em 2011, que propõe a criação de uma “Linha de Integração” Metrô-Rio ao longo do traçado da Transcarioca e outra no subsolo da Linha Amarela.

Márcio Franco
Junho/2013


Publicado no Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Urgente: Câmara Municipal RJ derruba veto do prefeito de reajuste do vale alimentação

  10 de setembro de 2024 A Câmara Municipal do Rio de Janeiro acaba de derrubar o veto do prefeito Eduardo Paes à emenda aprovada na Lei de ...