segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Não pode ser demolida a Escola Silveira Sampaio em Curicica

Situada em Curicica, a Escola Municipal Silveira Sampaio, que é uma das poucas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro que oferece atividades esportivas, artísticas e culturais para os estudantes da rede, está ameaçada de acabar. Tudo por causa da “TransOlímpica”, corredor expresso que ligará a Barra a Deodoro, ao longo de 26km de via expressa, cortando bairros como Curicica, Deodoro e Sulacap. O seu traçado original prevê a demolição do prédio da Silveira Sampaio.

A escola tem um Núcleo Esportivo que oferece escolas de futebol de salão, handball e tênis de mesa. Atende à comunidade com aulas de ginástica, além da escola de Atletismo e levantamento de peso.

O Núcleo de Arte Silveira Sampaio faz parte do Programa de Extensão Educacional da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e tem por objetivo trabalhar as diferentes linguagens artísticas (Dança, Música, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Vídeo) com alunos da rede pública e da comunidade.

A idéia central que norteou a filosofia do núcleo, desde a sua criação em 1992, foi a montagem de espetáculos que reunissem as várias linguagens num fazer artístico que fortalecesse a identidade cultural desses jovens, bem como sua auto-estima e sua transformação em cidadãos mais participantes e integrados à sociedade.

O grande idealizador dos núcleos esportivo e de arte foi o ex-diretor, Professor Carlos Roberto da Costa, desaparecido em 19 de junho do ano passado.

O trabalho realizado na escola é reconhecido por toda a rede pública, pela Secretaria de Cultura do Estado e pelo Ministério dos Esportes.

Infelizmente, a política do “bota abaixo” do atual prefeito ameaça mais uma importante unidade escolar da rede municipal. Vários representantes da prefeitura já estiveram no local, contudo, não deixaram claro qual será o destino da escola. Mas, a comunidade está atenta e vai se mobilizar. Jacarepaguá não deixará a Escola Silveira Sampaio acabar!

Márcio Franco

Sociólogo, professor, morador da Praça Seca

Publicado no Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá, ano 8, n.º 54, fevereiro/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do Professor: Por valorização e nenhum direito a menos

  Foto: Freepik. Publicado 15/10/2023 - Atualizado 11/10/2023 No dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor como uma data de luta, ref...