sábado, 27 de julho de 2013

Royalties do petróleo garantem a melhoria da educação?

Como uma das respostas ao clamor das ruas, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 323/2007, no último dia 26 de junho, que destina à educação e à saúde parte dos recursos provenientes da renda do petróleo. O projeto original enviado pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso em maio previa que todo o dinheiro arrecadado em novos campos de petróleo e repassado ao governo federal, aos Estados e aos municípios passaria a ser aplicado só em educação.
A emenda aprovada na Câmara estabeleceu que a educação ficará com 75% dos recursos e a saúde com 25%. A proposta que muda o destino dos royalties foi aprovada em meio ao esforço feito pelo Congresso para votar iniciativas de apelo popular expressado pelos protestos nas ruas em todo o país. O projeto agora será analisado, agora, pelo Senado, onde o governo pode tentar alterá-lo, assegurando a totalidade dos recursos para a educação, conforme o compromisso inicial.
Segundo o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que comentou o projeto do Governo, o projeto é positivo, mas insuficiente para promover uma revolução no atual no sistema educacional brasileiro. O parlamentar é um dos autores do PLS 594/11, que também destina recursos do petróleo para a educação.
A assessoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), relator da proposta, estima que a iniciativa poderá destinar para educação e saúde R$ 295 bilhões nos próximos dez anos, mas especialistas consultados pelo Jornal Folha de São Paulo consideram  que a estimativa é irreal.
O problema da qualidade da educação pública é um dos mais graves problemas do país. O Movimento Todos pela Educação aponta há anos que os investimentos em educação devem ser ampliados e bem geridos. A despeito dos esforços do Congresso e do Governo Federal, a MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE NÃO PODE PARAR!

Márcio Franco
Publicado no Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá
Julho/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do Professor: Por valorização e nenhum direito a menos

  Foto: Freepik. Publicado 15/10/2023 - Atualizado 11/10/2023 No dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor como uma data de luta, ref...