terça-feira, 20 de abril de 2010

Manifesto: centrais convocam Conclat para 1º de junho no Pacaembu

Manifesto: centrais convocam Conclat para 1º de junho no Pacaembu

Um manifesto conjunto de cinco centrais sindicais fortaleceu a convocação para a 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora — que será realizada no estádio do Pacaembu, em São Paulo, no dia 1º de junho. O texto é assinado por CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil).
Segundo o manifesto, “a campanha eleitoral” de 2010 “será marcada pela acirrada disputa entre distintos e divergentes projetos políticos e de desenvolvimento para o país nos próximos anos. As diferentes candidaturas apresentarão à sociedade e ao debate político suas propostas e programas de governo”.

Por isso, diz o texto, “é do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como da maioria do povo e daqueles que aspiram uma sociedade justa, fraterna e democrática, que este processo de formulação envolva e mobilize milhões de brasileiros”. O objetivo da Conclat é justamente reunir os trabalhadores, cerca de 230 mil, numa grande assembleia.

“É fundamental que, desde já, sejam organizadas representativas caravanas sindicais de todos os estados e regiões do Brasil, com trabalhadores do campo e da cidade, da ativa e aposentados, jovens, mulheres e homens, para que nossa conferência seja uma massiva demonstração da diversidade brasileira e da determinação da classe trabalhadora”, conclui o manifesto.

Confira abaixo a íntegra do texto


Ao Movimento Sindical e à Classe Trabalhadora Brasileira

Companheiras e companheiros,

As eleições gerais de 2010 serão um momento decisivo para o País e para a democracia que estamos construindo, pois se realizarão num quadro político singular, caracterizado pelo crescimento sustentado da economia, pelo regime de amplas liberdades democráticas e pela afirmação do papel propositivo do movimento sindical e da classe trabalhadora, possibilitado por um largo processo de unidade de ação entre as Centrais Sindicais.

A campanha eleitoral será marcada pela acirrada disputa entre distintos e divergentes projetos políticos e de desenvolvimento para o País nos próximos anos. As diferentes candidaturas apresentarão à sociedade e ao debate político suas propostas e programas de governo.

É do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como da maioria do povo e daqueles que aspiram uma sociedade justa, fraterna e democrática, que este processo de formulação envolva e mobilize milhões de brasileiros.

Partindo desta premissa, as Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CGTB realizarão no dia 1º de junho de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo – SP, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora para, numa grande Assembleia, reunir dezenas de milhares de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o País, iniciativa inédita e histórica que marcará a trajetória do movimento sindical através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores.

Convocamos, portanto, o conjunto do movimento sindical brasileiro para se fazer presente em São Paulo no dia 1º de junho. É fundamental que, desde já, sejam organizadas representativas caravanas sindicais de todos os Estados e regiões do Brasil, com trabalhadores do campo e da cidade, da ativa e aposentados, jovens, mulheres e homens, para que nossa Conferência seja uma massiva demonstração da diversidade brasileira e da determinação da classe trabalhadora.

Contando com a presença de todos e todas, enviamos nossas saudações sindicais.

– Viva a unidade dos trabalhadores!
– Todos à Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Assembleia 1º de junho!

Artur Henrique da Silva – Presidente da CUT
Paulo Pereira da Silva (Paulinho) – Presidente da Força Sindical
Wagner Gomes – Presidente da CTB
José Calixto Ramos – Presidente da Nova Central
Antonio Neto – Presidente da CG

2 comentários:

  1. adorei o comentário viu!!!
    otimo finalzinho de feriado e boa semana
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. O fato de um Anjo declinar da sua posição celestial e optar por viver entre nós, me fez compreender, depois de tantos anos, como a vida neste mundo é extraordinária!Obrigado.

    ResponderExcluir

Dia do Professor: Por valorização e nenhum direito a menos

  Foto: Freepik. Publicado 15/10/2023 - Atualizado 11/10/2023 No dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor como uma data de luta, ref...