sexta-feira, 1 de agosto de 2014

30 de Julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 30 de Julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, data em que foi aprovado o Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas. O governo brasileiro aderiu à campanha Coração Azul da ONU em 2013. Segundo estimativas do Instituto Europeu para o Controle e Prevenção do Crime, cerca de 500 mil pessoas por ano são traficadas de países mais pobres só para a Europa. O instituto dispõe de levantamento que indica, também, em relação ao tráfico de pessoas para fins sexuais, que 98% das vítimas em todo o mundo são mulheres.

Por se tratar de um tema importante e urgente, a ONU faz uma mobilização mundial por meio da campanha Coração Azul. As Nações Unidas estimam que nada menos que quatro milhões de pessoas são vítimas hoje desse tipo de crime em todo o mundo, dentre as quais meio milhão é traficado principalmente para exploração sexual. 



A campanha chegou ao Rio no dia 28. O coração esculpido no monumento do Cristo Redentor está iluminado com a cor azul por três noites, de 28 a 30. A iniciativa foi uma ação conjunta do Governo Federal, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura do Rio, do Comitê Social Coração Azul-RJ e da Arquidiocese do Rio. O ato de lançamento da campanha contou com a participação do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

No dia 28 também foi lançado pelo Ministério da Justiça o Relatório Nacional de Dados de Tráfico de Pessoas, com estatísticas referentes ao ano de 2012 colhidas em sete órgãos do governo federal. A maioria das vítimas é mulher e negra com até 29 anos de idade.

30 de julho: dia de lembrar e reforçar o debate sobre o tema e o combate a essa prática inaceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Urgente: Câmara Municipal RJ derruba veto do prefeito de reajuste do vale alimentação

  10 de setembro de 2024 A Câmara Municipal do Rio de Janeiro acaba de derrubar o veto do prefeito Eduardo Paes à emenda aprovada na Lei de ...