sábado, 29 de dezembro de 2012

Mestrados acadêmicos e mestrados profissionalizantes

Muitos colegas de trabalho fizeram ou estão fazendo mestrados profissionalizantes em várias instituições federais no RJ. Defenderam ou irão defender dissertação de mestrado como todos aqueles que fizeram ou fazem mestrado acadêmico. Essa ideia de separar mestrado acadêmico do profissionalizante reside no fato do segundo estar voltado para aqueles que já estão no mercado de trabalho. O foco está no aprimoramento profissional, mas, na prática, em termos de exigência, não é muito diferente do outro. Os mestrados acadêmicos, diferentemente dos profissionalizantes, estão voltados para um público mais jovem, recém egresso da graduação. Muitos desses jovens não possuem, ainda, devido a idade, uma experiência profissional sólida. Os mestrados acadêmicos estão, também, mais articulados com o doutorado e o pós-doutorado e, consequentemente, são mais contemplados com bolsas para pesquisa. Ambos, os mestrados acadêmicos e profissionalizantes, são importantes para a educação. Não obstante, os segundos sofrerem com o desprestígio por parte do chamado "mundo acadêmico". As razões dessa atitude são complexas, o que me obrigaria escrever muitas linhas sobre o assunto. Assim, deixarei minhas considerações sobre essa questão para outra ocasião.

Os mestrados profissionalizantes atendem a uma demanda muito importante, a de contribuir para o aprimoramento de pessoas que estão inseridas no mundo do trabalho. Por isso mesmo, possuem objetivos e currículos adequados ao estudante-trabalhador, matriculado num programa de mestrado. Isso não significa, de forma alguma, que o curso seja de qualidade inferior, muito pelo contrário, pelo fato de possuir um público com uma larga experiência profissional, as discussões são, na maioria das vezes, bastante enriquecedoras e as dissertações em nada devem, em termos qualitativos, aos mestrados denominados de acadêmicos. Tudo depende das condições de trabalho, da adequação do programa e do compromisso político da equipe de professores e dos estudantes. Qualidade não é um conceito tecnocrático, mas, político!


por Márcio Franco

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